terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Esportes Radicais !!!

Neste espaço, quero destacar a prática do skate, essa modalidade do esporte radical praticado no mundo inteiro e que transformou o cotidiano dos adolescentes de Santarém, uma cidade situada bem no coração da Amazônia.



Na infância, cedo me identifiquei com a pratica dos esportes radicais. Sempre sonhei em ter um skate, mas meus pais me deram patins no meu aniversário de oito anos. Só no ano seguinte conquistei meu primeiro skate, acho que eles imaginavam ser aquele objeto apenas um brinquedo de infância, e desde então nunca mais perdi o gosto pela pratica do esporte.


SKATE X NATUREZA EM SANTARÉM

Com aproximadamente trezentos mil habitantes, Santarém é a segunda maior cidade do estado do Pará, no Baixo Amazonas. Banhada pelo Rio Tapajós, que logo ali encontra-se com o Rio Amazonas, um fenômeno da natureza que atrai milhares de turistas apaixonados pelo exotismo da Amazônia.
É comum andar pelas vias da cidade e ver os skatistas transitarem livremente, os jovens e adolescentes adotaram essa pratica esportiva, também como um dos principais meio de transporte, assim como o ciclismo é comum em qualquer cidade.  A cena do skate é muito muito valorizada pelos praticantes, mesmo levando em conta que a cidade não tem nenhuma infraestrutura para o esporte, isso demostra amor e força dos skatistas para manter ativo o esporte. Tem uma única skate shop, de um skatista local conhecido como Alarico.

EVENTOS SKATEBOARDING

Existe anualmente o “Skate Rock”, um evento que já teve a participação de Skatistas de renome nacional, como exemplo a Campeã mundial de Bowl, Dora Varella, Bruno Taioli, Campeão Old School em 2010, Fábio Sleiman campeão do Circuito Internacional LG Italia/Alemanha e Dennis Martinez da primeira geração do Skate dos Estados Unidos e outros como: Marcio Tarobinha, Lucas Xaparral e até o Presidente da Federação Paraense de Skate, Joélcio Araújo 'Batman' e a Campeã mundial de Bowl, que esteve na edição de 2015. 

No ano de 2013, o evento chamou a atenção de toda mídia é até do corpo de bombeiro, com suporte e filmagem aéreas de um helicóptero. Um cenário cinematográfico, que depois percorreu a mídia nacional em revistas conceituadas de esporte e skate.
Outro evento que está ganhando seu espaço em Santarém é o “Rei do Bosque” esta ganhado fama, onde foi divulgado até pelo Globo Esporte, em 2016 o evento aconteceu Praça São Sebastião, reuniu skatistas de Santarém, região e outros estados. Com obstáculos desmontáveis e a qualidade o evento é realizado pela Tapajós Skate Shop, de propriedade de Alarico Neto, onde todos os anos constrói novos obstáculos específicos, fazendo crescer o nível das competições, tanto de obstáculos como de competidores.
O convidado Tarcio Viana, só elogiou a organização do evento e a vibe. “Foi o melhor evento que já participei e tive a sorte de ficar em primeiro. Já competi em São Paulo e em outros eventos. Mas nada se compara a isso aqui. Uma vibe muito positiva.”

Santarém, além de bela e rica de um celeiro de praias de água doce, com Alter do Chão, conhecida mundialmente como caribe da Amazônia, comprova que tem excelentes skatistas que amam a natureza e prática do skate. 
By Davyd Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página