quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bujaru e as ruínas da Fazenda Bom Intento

“O  sonho de construir uma grande cidade foi engolido pela floresta”



O município de Bujaru está localizado a 51 km de Belém, capital do Pará, com uma população de 25.700 habitantes, o município que na linguagem indígena significa “boca da cobra”, é banhada pelo rio Guamá, a cidade proporciona diariamente aos habitantes e visitantes um dos mais belos pôr-do-sol  já vistos na região.
É no coração de Bujaru, que encontramos as Ruínas da Fazenda Bom Intento; uma construção do século XVII que foi erguida pela ordem dos frades Carmelitas, utilizando a mão-de-obra de escravos provenientes da Guiné Bissau.
Nesta fazenda construíram uma capela e um engenho de cana-de-açúcar para fabricação de aguardente, rapadura e mel. As ruínas se localizam a três quilômetros de distância da sede do município. Entre as construções, vários canais foram abertos para tentar controlar as marés que avançam pelo rio Bujaru. No local, existiam vários canais; em um desses, é onde se forma uma piscina de pedras com mais de 300 anos de idade.
O nome Bom Intento, segundo os historiadores, está relacionado a boa intenção dos frades, que queriam erguer no local uma grande cidade. O lado triste da história fica por conta do descaso que as instituições responsáveis pela conservação de locais históricos fazem com as relíquias como o Bom Intento, quase inexistentes, por falta de conservação.
(da redação)/Fotos Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página