quinta-feira, 3 de março de 2016

Vale a pena salvar o Juá!

Ecologia


Lago do Juá, mais conhecido por pescadores e santarenos como Juá é uma das primeiras paradas por via fluvial, para quem sai de Santarém em busca de desvendar as belezas imaginárias ás margens do Rio Tapajós, mesmo ficando próximo da cidade, o lago torna-se um pouco reservado, pois seu acesso via terrestre,   por meio de caminhada  dentro da floresta, mediante autorização dos proprietários de terras que dão acesso ao local, com isso a visita ao lago  torna-se  ainda mais interessante.


LOCALIZAÇÃO
Limitando-se pela direita a Praia do Maracanã e pela esquerda a praia da Salvação, o lago do Juá é composto por bancos de areia, árvores e suas águas límpidas e cristalinas, tornando o local uma verdadeira paisagem do canário Amazônico.    
Por causa da limpeza e da temperatura das águas, seu mergulho torna-se agradável em toda parte do lago. No local, existem pequenas casas de madeira  onde moram pescadores.  O lugar é conhecido pela fartura de peixes no lago, sendo uma fonte de sustento dos moradores locais que, além de viverem da pesca, ainda ajudam a preservar a área. Entre as variedades de peixes, destaca-se o Tucunaré e o Jaraqui, que são os mais preferidos  dos moradores de Santarém, que já se acostumaram na ida  ao lago só para comprar os peixes ainda vivos com o objetivo de degustá-los ainda fresquinhos.
No local, apesar de tanta beleza, não existe qualquer infra-estrura para acomodação, tais como hotel e restaurantes, um dos motivos para essa carência é justificada por estar muito perto da cidade. Para quem tem o espírito aventureiro e decide-se por passar a noite no lago, vai se deslumbrar com  a beleza natural de um  luar encantador do lugar. Para quem não tem costume e nem uma barraca de camping equipada para abrigar-se, o mais aconselhável, é pernoitar a noite na praia da Salvação que fica bem ao lado do lago, onde se encontram várias barracas que cobertas de palhoças, lhes dá abrigo  durante toda a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página