quinta-feira, 10 de março de 2016

Parque Tecnológico deve ser instalado em Manaus, anuncia Setec!!!

"Parque deve unir pesquisa à geração de negócios no estado. Cerca de R$ 50 milhões já estão envolvidos no planejamento do Empreendimento".


A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) apresentou ontem, quarta-feira (9) a primeira base do projeto do Parque Tecnológico, que deverá ser implantado em Manaus sem data definitiva. Segundo o coordenador-geral de serviços tecnológicos da Setec, Jorge Mario Campagnolo, a ideia é criar um ambiente favorável à inovação, e transformar conhecimento em negócio.

De acordo com o secretário da pasta, Eron Bezerra, o Parque Tecnológico é a tecnologia voltada para a geração de negócio. “O parque vai envolver todas as instituições de pesquisa, todas as instituições que desenvolvam tecnologia nessa região e mais o mundo empresarial. O parque não é um ambiente apenas acadêmico, ele é um ambiente acadêmico voltado para responder desafios tecnológicos para as empresas e, portanto, gerar conhecimento, mas gerar renda”, afirmou.
O projeto inicial engloba não um espaço físico pré-determinado, mas um arranjo que pretende unir instituições, universidades e empresas interessadas em utilizar conhecimento científico e tecnológico nas produções.
 “O parque não é um prédio onde se vão botar coisas, ele é um arranjo tecnológico, em que nós vamos coordenar a inteligência que existe e os equipamentos já instalados, e vamos complementar onde tiver lacunas, e onde não tem inteligência local estruturada nós vamos trazer de estruturas nossas”, afirmou o secretário.
A primeira iniciativa para a execução do Parque Tecnológico será unir representantes do setor empresarial, agrícola, e das instituições de pesquisa para definir a identidade jurídica legal do parque.
“A primeira medida será criar a personalidade jurídica do parque, isso já está sendo feito a partir de hoje. Vamos trabalhar com um mês em cima disso, e a partir daí definir as prioridades, que tipos de pesquisa nós vamos apontar mais recurso, que tipo de equipamento tá faltando para responder a essa demanda de pesquisa e aí o ministério junto com o parque vai colocando essas estruturas, isso é uma coisa dinâmica que não tem uma data, nem para começar, nem para terminar”, contou ao G1.

Para o coordenador Jorge Mario Campagnolo, ideia de investir em inovação tecnológica pretende gerar negócio, emprego e renda para a capital. “A ideia que nós queremos é criar um ambiente favorável em que os conhecimentos gerados pelas universidades, pelos institutos, possam ser levados às empresas, e transformar esses conhecimentos em produtos com o maior valor agregado, vamos criar um ambiente favorável a inovação em Manaus, para criar esse ambiente de negócios”, afirmou.
Informações; G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página