quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cavalo-Marinho, conheça os pequenos animais "esquisitos" da Amazônia !!!

"Os cavalos-marinhos são animais ameaçados de extinção,  frequentemente capturados para servirem de peça decorativa, confecção de amuletos, ou colocados em aquários".


São pequenos peixes marinhos, cujo corpo tem uma forma que em nada lembra um peixe. Seu próprio nome, tanto o popular quanto o cientifico (Hipocampus sp.), deriva do aspecto de sua cabeça que lembra a de um cavalo.
Esses peixes, que nadam em posição vertical, reproduzem-se de forma peculiar: após a fecundação, que é interna, a fêmea coloca os ovos em uma bolsa que o macho possui no abdômen. Depois de aproximadamente dois meses, os jovens peixes saem da bolsa, já completamente formados.
Estima-se que existam mais ou menos 40 espécies de cavalos-marinhos, todas pertencentes ao gênero Hippocampus, com diversas cores e formatos variados. No Brasil, existem apenas duas espécies: Hippocampus reidi e Hippocampus erectus.

Os cavalos-marinhos são peixes ósseos encontrados normalmente em águas rasas. Apresentam tamanho variado, sendo que algumas espécies atingem cerca de 30 centímetros e outras apresentam apenas 13 milímetros de comprimento. Eles são excelentes em camuflagem e são capazes de mudar de cor.
Esses peixes movem-se devagar na água e, para não serem levados pela correnteza, enroscam a cauda em algumas plantas aquáticas, corais ou algas. Suas nadadeiras são bem pequenas e quase transparentes. Seus olhos movem-se independentemente, assim como os dos camaleões. Os cavalos-marinhos alimentam-se de pequenas larvas de camarões, moluscos e outros pequenos animais, como as pulgas-da-praia. Para capturar sua presa, eles sugam a água.

Uma das características mais curiosas desses peixes diz respeito à reprodução. Nesses animais, a fecundação é interna e o desenvolvimento do filhote ocorre no interior do corpo do macho. Como os peixes não possuem útero, o filhote cresce em uma cavidade que recebe o nome de cavidade ovariana ou folicular, que fornece nutrientes e gases aos ovos. O período gestacional varia, durando em média dois meses. O cavalo-marinho origina aproximadamente 300 filhotes. Depois que nascem, os pequenos cavalos-marinhos – com apenas 2 milímetros – não dependem mais do seu pai. Apesar da grande quantidade de animais nascidos, apenas uma pequena parcela sobrevive até a fase adulta, pois são frequentemente comidos por peixes maiores. 

Um comentário:

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página