quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Maravilhas da Floresta Amazônica

"A Amazônia possui  um terço de todas as espécies vivas do Planeta"


A Floresta Amazônica é a grande responsável por boa parte da riqueza natural do país. Com 5,5 milhões de quilômetros quadrados, possui nada menos que um terço de todas as espécies vivas do planeta. No Rio Amazonas e em seus mais de 1 000 afluentes, estima-se que haja quinze vezes mais peixes que em todo o continente europeu.
Apenas 1 hectare da floresta pode trazer até 300 tipos de árvore. Se fizermos uma pequena comparação,  a floresta temperada dos Estados Unidos possui 13% do número de espécies de árvores da Amazônia. Há estimativas que indicam existir mais de 10 milhões de espécies vivas em toda a floresta, mas o número real é incalculável, podendo ser menor ou muito maior.

É impressionante a diversidade, a beleza, a exuberância ou até mesmo as inimagináveis figuras e faces amazônicas que o homem jamais imaginou encontrar. Um espetáculo de cores e tamanhos. Para se ter uma idéia do grau do desconhecimento sobre a Amazônia, sua área mais rica em biodiversidade foi descoberta recentemente. O Alto Juruá, no Acre, ostenta o saldo invejável de 616 espécies de ave, cinqüenta espécies de réptil, 300 de aranha, 140 de sapos, dezesseis de macaco, além de 1 620 tipos de borboleta. Tudo isso num ambiente já alterado pelo homem, que vem ocupando cada vez mais espaço, e tomando obviamente de antigos e legítimos “proprietários”.



Toda criação depende de outra para que possa se estabilizar no meio em que vive. Independentemente de que local ou espécie, todo ser vivo necessita estar em equilíbrio com tudo ao seu redor para que o seu redor esteja em equilíbrio com ela.
Na região amazônica como todo ecossistema do planeta, tem cada espécie como presa e predador. Mas existe uma grande diferença entre outros biomas e a Amazônia, é tão fantástica como os seus inquilinos agem e sobrevivem. 


A  sensacional luta pela sobrevivência é mais um espetáculo a céu aberto que pode ser flagrado a qualquer instante. Podemos citar  os grandes predadores carnívoros, as aves, os peixes, etc. 
Temos observado a grande ação do homem como grande predador do meio ambiente, seja de maneira legal ou ilegal; plantações, pecuária, represas, biopirataria, desmatamentos, queimadas... São inúmeras as formas de agressão ao espaço Amazônico, mas queremos relatar a maravilhosa luta pela alimentação, a maneira de viver que consiste em tirar a vida de outro para sobreviver.
Como a nossa região é bastante alagada, é comum observarmos aves caçando ou capturando peixes com uma precisão perfeita, elas literalmente caem sobre seu alvo. Ou também aves que caçam nas margens dos rios, buscando em meio à lama ou vegetação de várzea pequenos peixes que se escondem nesses locais. 

Já dentro do rio são muitas as espécies que atuam como predadores supremos, sejam em cardumes ou individualmente. Podemos citar as piranhas como um peixe carnívoro muito conhecido na região, possui todos os mitos imagináveis pelos  
Da redação/ Fotos; Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página