quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Vinda de Dilma a Santarém ainda não está confirmada

 

"Não temos nenhuma indicação de que ela vem”, disse a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, Marilene Rocha.



A vinda da Presidente Dilma Rousseff para participar do III Chamado da Floresta, na comunidade São Pedro do rio Arapiuns, dias 28 e 29 deste mês, não está confirmada. “Nós, dos movimentos sociais, não temos nenhuma indicação de que ela vem”, disse há pouco por telefone, ao Portal Muiraquitã, a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém –STTR -, Marilene Rocha.
Ela informou que representantes de cinco ministérios já confirmaram presença no evento promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) - antigo Conselho Nacional dos Seringueiros. Dentre eles, o de Assistência Social, de Agricultura, de Minas e Energia, e do Desenvolvimento Agrário.
De acordo com Marilene, o STTR quer debater ações em favor da agricultura familiar, tais como a estrutura de atendimento do Incra, o suporte aos assentamentos e energia elétrica para as Reservas Extrativistas. “Vamos tratar essas demandas com cada ministério. Mas se a Presidente vier, será muito bom”.
Cerca de 3 mil lideranças extrativistas de todos os estados da Amazônia são esperadas no III Chamado da Floresta, promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) - antigo Conselho Nacional dos Seringueiros. O evento se realizará nos dias 28 e 29 de outubro, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, situada na comunidade São Pedro, no município de Santarém, na região do Baixo Amazonas, no Pará. A presidenta da República, Dilma Rousseff e ministros ainda são esperados no evento.
O III Chamado da Floresta é uma jornada de luta das comunidades extrativistas, realizada a cada dois anos, que tem como objetivo apresentar reivindicações da pauta extrativista para o governo federal, voltadas à melhoria das condições de trabalho e de conservação na natureza. Este ano, o tema do evento será "Floresta conservada é vida continuada". A intenção é dar visibilidade à importância das frentes de trabalho extrativistas para a conservação do meio ambiente, desde à época de Chico Mendes.
As lideranças do segmento em todos os estados da região Amazônica chegarão à Resex Tapajós-Arapiuns por vias terrestre e fluvial. Os viajantes vão se encontrar nos portos de Manaus (AM), Macapá (PA), Belém (PA) e Santarém (PA), dos quais sairão quatro barcos com capacidades variando entre 600 e 800 passageiros cada um, com destino à Arapiuns. A Resex fica distante oito horas de barco da sede de Santarém.
Este ano, também estão sendo esperadas as representações de extrativistas de outros biomas, como cerrado, caatinga, costa marinha, pantanal e retireiros do Araguaia.
Histórico - O Chamado da Floresta é realizado a cada dois anos pela CNS. O I Chamado foi realizado em 2011, na Resex Terra Grande Pracuuba, em São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, no Pará. O II Chamado ocorreu em 2013, na Resex Gurupá Melgaço, no município de Melgaço, situado no mesmo arquipélago.
Da redação,com informações da Ascom/CNS).José Ibanês




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página