terça-feira, 3 de agosto de 2010

Segurança Cidadã em Oriximiná

As ações culturais e sócio educativas da Polícia Militar, estão conquistado a confiança e aprovação da sociedade em Oriximiná no enfrentamento de situações de risco de vulnerabilidade infantil.

São princípios baseados no Programa “Segurança Cidadã” do Governo do Estado que estão envolvendo toda a comunidade em ações pro-ativas da arte de policiar chamadas de ações primarias preventivas de segurança, onde estas atividades são benéficas para as crianças, os adolescentes e os jovens, pois o capitulo 5, Art. 144 da constituição federal versa que Segurança Pública é responsabilidade de todos.
No mês de julho tivemos a oportunidade de conhecer “in loco” o trabalho que está sendo desenvolvida pelos Policiais Militares que compõe o efetivo da 12ª CIPM que Oeste do Pará esta sob coordenação e supervisão do CPR-I, ao comando do Coronel Agenor de Campos Coelho nas ações da Polícia Comunitária. Fomos convidados por ele a estarmos em uma manhã de atividades com crianças e adolescentes participando de um período de colônia de férias onde fiquei admirado vendo tanta criança participando das diversas atividades sendo monitoradas pelos próprios policiais. Primeiro as crianças se reúnem em grupos organizados que simulam o modelo organizacional do agrupamento de policia, marchando até ao centro do quartel, são ensinados a fazer o rito do pavilhão nacional com identificação das cores e os símbolos da bandeira nacional, cantando o hino nacional e hasteando a bandeira. A parte mais esperada pelas crianças é a chegada do mascote PMzito, uma personagem criativo e atuante na educação infantil que tem conquistado cada vez mas as diversas áreas da sociedade, com ações que visam garantir a segurança e o bem estar de todos.
Além das dicas de segurança e mensagens de Paz, Amor e de muita alegria a milhares de crianças e jovens de Oriximiná. Na seqüência de atividades da colônia de férias, as crianças são levadas a conhecer as viaturas da polícia, podendo até acionarem as luzes e sirenes, uma liberdade que objetiva elas enxergarem que a policia não foi criada para reprimir ou só prender, mais também para ensinar e ser amiga das pessoas, tendo a responsável pela segurança e o bem-estar de todos.
Em um auditório organizado e climatizado todos cantam hinos cristãos e educativos, desenvolvem pinturas, artes e participam de palestras educativas e de segurança preventiva. Uma educação diferenciada que leva a criança e o adolescente a despertar dentro de si o interesse de ser alguém de bem no futuro.
As formas criativas e dinâmicas de como a Polícia Comunitária interage com as crianças, faz com que haja liberdade e raciocínio para que elas possam entender os princípios de respeito, autoridade e honestidade para com a família e a sociedade.
As ações tem o apoio da Prefeitura Municipal de Oriximiná e demais secretarias integradas ao processo de socialização e mobilização da filosofia de Policia Comunitária em Oriximiná.
Contatos pelo e-mail: 12cipm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página