sábado, 14 de janeiro de 2017

A Beleza e o colorido das Cuias do Aritapera em Santarém!!!


Mais que amor ao que fazem. O artesanato e a pintura das cuias servem como expressão de laços de amizade e companheirismo entre as mulheres de Aritapera


Consideradas como utensílios reconhecidamente regionais, as cuias confeccionadas na região do Aritapera, proporcionam há séculos o sustento de várias gerações de famílias moradoras na região do Tapajós e até fora desta, inclusive em Belém e Manaus, e outras capitais onde o conhecimento foi expandido. 

Faça cheia ou mesmo em períodos de estiagem do rio Amazonas a labuta artesanal é constante. Vale tudo para mostrar as cuias, que são o xodó e marca registrada do Aritapera em Santarém do Tapajós.

Entre a árvore e os espaços de exposição e comercialização as cuias percorrem um longo caminho, deixando marcas da sua importância para a cultura do Pará ao longo do caminho, que pode ser os rios da Amazônia ou as ruas dos centros urbanos do Brasil e de outros países onde encontramos as cuias pintadas de Aritapera em exposições, feiras, como recipientes diversos e até utensílios decorativos.


Declarado pelo IPHAN Patrimônio Cultural do Brasil, as “cuias de Santarém” ganham notoriedade internacional.

Mais do que festejar a conquista pelo reconhecimento internacional das cuias como Patrimônio cultural, é importante conhecer, resgatar as tradições, preservar a identidade cultural desse bem. A pintura das cuias resulta de uma prática centenária, principalmente das mulheres artesãs de Aritapera, localizada às margens do rio Amazonas, uma das mais importantes comunidades artesãs de Santarém.

Da redação/ Fotos PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página