quinta-feira, 31 de março de 2016

ALERTA- Entenda os efeitos do uso da maconha no organismo humano

"Os efeitos do uso da maconha no organismo podem variar de acordo com as características do usuário, com seu estado de espírito, com o ambiente em que se dá o uso e também com as características da droga, dizem pesquisadores".

O grupo multidisciplinar Maconhabras  sob a supervisão do médico Elisaldo Carlini, professor da Unifesp, reúne pesquisadores de várias instituições interessados principalmente no uso medicinal da Cannabis sativa. Maia conversou com o G1 sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da droga que teve sua venda e cultivo regulamentados por lei aprovada no Uruguai. Veja, abaixo, algumas das ações da maconha no organismo humano:


Atividade locomotora
A maconha promove, de maneira geral, uma diminuição da atividade motora, fazendo com que a pessoa se movimente menos e possa chegar a um estado de sonolência. Porém, dependendo da dose de tetrahidrocanabinol (THC) – que é o princípio ativo com efeitos mais pronunciados da maconha – a reação também pode ser oposta, levando a uma sensação de euforia e intensificação dos movimentos.
“Tudo que envolve os efeitos da cannabis pode parecer ambíguo. Existem análises que mostram que esses efeitos são bidirecionais dependendo da dose, do indivíduo e do ambiente”, diz Maia.

Frequência cardíaca
Principalmente em pessoas que utilizam a droga pela primeira vez, pode haver um aumento da frequência cardíaca. “Não chega a ser um efeito que pode levar a um infarto, por exemplo, mas é um aumento muito evidente. A pessoa pode se sentir incomodada e ansiosa, e isso pode ser um risco no caso de pessoas que tenham histórico pessoal ou familiar de transtorno de ansiedade ou de pânico”, explica o biólogo.


Diminuição da temperatura / aumento do apetite
Assim como a droga provoca a diminuição da atividade motora, também leva a uma diminuição da temperatura corporal que configura um quadro de hipotermia. Ela pode ainda estimular o sistema digestivo e aumentar o apetite. Boca seca e olhos avermelhados também são alguns dos efeitos observados após o uso.

Humor
Quanto aos efeitos no humor do usuário, a maconha tanto pode provocar relaxamento e calma quanto uma sensação de ansiedade e angústia. Novamente, isso depende das características do usuário e também da droga. “Maconha com maior concentração de THC tende a induzir reações de ansiedade com maior frequência em comparação com a maconha com menor concentração de THC, segundo estudos”, diz Maia. Quando o usuário tem histórico médico de ansiedade, os riscos de a droga despertar emoções negativas são maiores.

Pulmões
O cigarro de maconha contém muitos dos componentes também presentes no cigarro de tabaco comum. Para comparar os efeitos do tabaco e da maconha na função pulmonar, Maia cita um estudo publicado na revista científica “The Journal of the American Medical Association” (JAMA) em 2012.
Os pesquisadores investigaram a associação entre o uso de maconha e possíveis efeitos adversos sobre a função pulmonar em mais de 5 mil pessoas. Os resultados mostraram que o uso intenso por longos períodos (mais de 10 anos) esteve associado a um declínio da capacidade pulmonar. Porém, o uso moderado por até 7 anos não causou grandes prejuízos para os pulmões, diferentemente do que foi constatado em fumantes comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página