sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Extração da Castanha do Pará movimenta economia doméstica em Oriximiná!!!

"Desde o século XIX os quilombolas de Oriximiná coletam e comercializam a castanha-do-pará, (ou castanha do Brasil), que representa para eles uma importante fonte de renda".




A extração da castanha é um dos elos que unem os atuais quilombolas aos seus ancestrais. O conhecimento dos castanhais é considerado uma herança deixada pelos antepassados.   Dizem os quilombolas que foram os negros fugitivos que "descobriram" os castanhais. Até hoje, os conhecimentos sobre a atividade de extração da castanha são transmitidos de geração para geração.
Não é por acaso que a prática da coleta da castanha-do-Pará, (castanha do Brasil), constitui um forte elemento da identidade étnica dos remanescentes de quilombos de Oriximiná. Trata-se de uma característica concebida por eles próprios como delimitadora da fronteira étnica entre os quilombolas e os demais setores da população rural da região que se dedicam preferencialmente à agricultura e à pecuária.   Assim, os quilombolas de Oriximiná muito comumente se autodefinem como "castanheiros".

Os territórios quilombolas em Oriximiná são formados por extensas áreas de floresta ainda muito conservadas, que registram grandes ocorrências de castanhais. Os castanhais - bem como as demais áreas de extrativismo, as zonas de caça e ainda os rios e os lagos onde se pratica a pesca - são considerados pelos quilombolas como um bem de uso comum. Isso significa que qualquer integrante das comunidades tem o direito de explorar os recursos naturais dessas áreas.
A terra não é vista ou explorada pelos quilombolas em termos de lotes individuais, nem percebida como uma mercadoria que possa ser dividida e comercializada. Daí a importância das terras de quilombo serem regularizadas através de títulos coletivos. O uso dos territórios pelos quilombolas de Oriximiná obedece a regras calcadas na tradição e no consenso, compartilhadas pelas diversas unidades familiares. Uma dessas regras proíbe a venda da terra e a destruição de castanheiras. O extrativismo da castanha determina uma ocupação peculiar do território pelos quilombolas em Oriximiná. As áreas das residências e dos roçados (habitualmente localizados nas margens dos rios e dos lagos) são ocupadas no verão, período em que se dedicam mais intensamente às atividades agrícolas e à pesca. Já no período de inverno (época das chuvas), muitos quilombolas (às vezes famílias inteiras) deslocam-se para as matas a fim de realizar a coleta da castanha.


Esta forma de exploração dos recursos naturais implica a ocupação de extensas áreas. Felizmente, até agora, os quilombolas de Oriximiná têm conseguido na titulação de seus territórios fazer valer o direito de propriedade das áreas de extrativismo. Atualmente, são quatro os territórios integralmente titulados: Boa Vista, Água Fria, Trombetas e Erepecuru. Outro território, Alto Trombetas, encontra-se parcialmente titulado (31% da área total). 
À medida que os quilombolas de Oriximiná foram conhecendo melhor os seus direitos, organizando a sua luta e conquistando a titulação de seus territórios, decidiram que era preciso buscar melhores condições para a extração da castanha.
Fonte: Divulgação Quilombola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página