"O município de Alenquer tem um acervo eco-turístico variado e para todos os tipos de visitantes. E também seus encantos e maravilhas da natureza!!!"
Um passeio pela imaginário do Tapajós. Em meio a floresta, encontramos pináculos de pedras que medem cerca de 5 metros de altura, rochas de arenito que por centenas de milhares de anos foram esculpidas, detalhes de um dia de festa como o cálice que parece estar oferecendo delicioso néctar ao Universo e seus Criador. Andando mais 1.500 metros ao fundo, está a “casa de pedra”, aonde encontra-se a marca grafada de um povo que fez questão de nos deixar um registro de como e o quê adoravam. Tais escrituras, segunda a antropóloga e arqueóloga americana Anna Roosevelt, profunda conhecedora do assunto, disse-nos que elas datam cerca de 12.000 anos.
Alenquer tem um acervo eco-turístico variado e para todos os tipos de visitantes. A igreja matriz, foi construída em cima do local onde foi encontrado o Santo que hoje é padroeiro dos alenquerenses, Santo Antonio “ o casamenteiro ”. Ela mantém seus traços de fundação e recentemente foi tombada como patrimônio cultural da humanidade, fato este que deixa os alenquerenses cheios de orgulho.
Outra modalidade crescente em Alenquer é o passeio ecológico “ Alenquer- Curuá ”, que é realizado no mês de novembro e tem caráter filantrópico. Motoqueiros vindo de todos os municípios circunvizinhos vem para participar. Alenquer é um pedaço do Brasil no meio da Amazônia. Sua cultura tem alto valor, que muitas das vezes não são valorizadas, como infelizmente acontece com a nossa exuberante Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário