sábado, 23 de janeiro de 2016

PORTO DE MOZ RESPLANDECE EM TODA REGIÃO

* TURISMO E CULTURA - Fotos Luiz Sávio e Roberto Santos

Cidade princesa, coroada pela beleza natural do Rio Xingu,
se transforma em um município promissor na região.

Porto de Moz , em seus 125 anos, destaca-se por possuir atrativos naturais. Por estar situada numa bela enseada à margem direita da foz do Xingu, rio de águas azuladas, emoldurada por formosas praias e imensos varjões povoados de pássaros e de animais silvestres. O município também oferece igarapés e muitos rios piscosos onde pode ser praticada a pesca esportiva, além de trilhas propícias ao turismo de natureza aventura.
Ungida pela beleza do rio Xingu, a cidade de Porto de Moz se prepara para ser conhecida como o point de ecoturismo na região do Baixo-Amazonas. O motivo maior é que o Rio Xingu, na região de Porto de Moz, une a beleza natural a um grande potencial náutico esportivo, propício para a prática da pesca esportiva e atividades correlatas.
À foz do Rio Maruá, encontramos uma ilha situada a 5 km a montante da Ponta Grande considerado um ponto de pesca de tucunarés da variedade Pitanga e Açu.
Estuário do Rio Acaraí, localizado a 29,8 km da sede municipal, encontramos ilhas de pedra e as altas encostas de falésias, com troncos caídos compõe condições ideais para a pesca esportiva com iscas artificiais, um excelente pesqueiro onde os tucunarés chegam a peso superior a 4,5 kg.
O Rio Majari, localizado a 28,1 km da sede municipal, a mais de duas horas de navegação de Porto de Moz, existem bons pesqueiro onde o rio alarga formando enseadas, inúmeros tucunarés da variedade conhecida como pitanga, podem ser capturados.
Complexo Cupari ou região do Rio Quati, localizado a 15 km da sede municipal, trata-se de local privilegiado com beleza de flora e fauna onde a integração ao meio ambiente é excelente atrativo, complexo de pequenos lagos onde a pesca de tucunarés, pitangas, aruanãs, jacundás e traíras estão entre os peixes mais procurados pelos amantes da pesca esportiva, na região.

Festas Tradicionais- O município de Porto de Moz realiza todos os anos o FEST SOL, festa tradicional no município, que acontece na "Praia da Chácara" todos os anos, durante o mês de Julho, considerada a mais bonita da cidade, perdendo apenas para as comemorações de aniversário de emancipação política. A festa conta com várias atrações culturais e artística e a cada edição evoluem em sua organização. presentes bandas da região do Xingu e de outras cidades como: Belém, São Luiz do Estarão sempre prestigiam O evento promove uma celebração às tradições culturais do povo portomozenseo É o maior evento cultural da região, que acontece na cidade conhecida como "Paraíso do Xingu". Além das atrações musicais, o evento mostra outras atividades, como: concurso Garoto e Garota Fest Sol, luta livre, concurso de quadrilhas, futsal e campeonato de motocross.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página