terça-feira, 24 de novembro de 2015

Toneladas de peixes morrem misteriosamente no Amazonas!!!

"A cena causou impacto visual até mesmo para quem já está acostumado com os fenômenos climáticos da região".





Uma das prováveis causas para a mortandade dos peixes é  falta de oxigenação das águas, que estão mais quentes e com nível baixo devido à vazante dos rios da bacia amazônica.
Segundo o setor de biologia aquática do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), neste período do ano a água dos rios na Amazônia chega a 36ºC, em razão da maior incidência do sol quando o rio está parado. Sendo que  a temperatura comum na região é entre 28ºC e 30ºC.  À época, quando foi feito o primeiro registro do lastro de peixes mortos em Manaquiri, biólogo Hélio dos Anjos, explicou que a mortandade de peixes durante a seca não é incomum. Incomum, segundo ele, é ocorrer no período que, tradicionalmente, é o início da vazante. “Em todo processo de cheia e seca existe mortandade de peixes. Esta situação ocorre de tempos em tempos, mas é raro. Ela aconteceu atualmente porque estamos vivendo um período atípico. Uma seca que não está no padrão normal”, disse o biólogo e engenheiro de pesca.
Prejuízos
Durante o percurso da viagem pelo Paraná do Manaquiri, os pescadores encontraram muitos peixes mortos, entre eles, das espécies tambaqui, piramutaba, pirarucu, pescada, tucunaré e bodó. Conforme a Amazônia Real,  a mortandade de peixes na região  atinge  889 pescadores de  27 comunidades.
O  SindPesca informou que a mortandade de peixes no Paraná do Manaquiri, também   ocorreu durante as vazantes dos anos de 2005, 2010 e 2012, sendo que em  extensões menores, que variavam de 16 km a 60 km do afluente do rio Solimões, bem distinto dos registros de 2009 e da última semana, com 100 km de extensão.
Operação Vazante
Manaquiri foi uma das 42 cidades do Amazonas que decretaram situação de emergência pela enchente em 2015. A redução do nível da água no município teve início em meados de julho, como se iniciou o período de seca. A Defesa Civil realizada a operação ‘Operação Vazante’ para auxiliar cidades que enfrentam problemas durante a estiagem.
Situação também foi registrada em 2009
Neste mesmo período, em 2009, uma faixa de 80 quilômetros  de peixes mortos  surgiu em um afluente do rio Solimões, na cidade de  Manaquiri. A ausência de chuvas na região e o consequente baixo nível dos rios são apontados por especialistas, como as principais causas da mortalidade.
FOTO; Chico Batata/Freelancer/ JORNAL A CRÍTICA, MANAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página