quarta-feira, 25 de novembro de 2015

MANIÇOBA

"Um pecado muito saboroso que pode trazer consequências graves!!!"

 Diz o ditado popular que "tem gente que é  igual a peixe, morre pela boca". A filosofia dos salões, descrita na sua revista Via Amazônia, deve estar com a razão, principalmente quando se trata da maniçoba. 
De origem indígena e popular na culinária regional, a maniçoba é o prato principal da culinária paraense. Mas a iguaria precisa de cuidados especiais na hora do preparo e MUITA MODERAÇÃO na hora em que estiver sendo devidamente apreciada á mesa.



Os ingredientes principais são a maniva – folha da mandioca -, carnes, embutidos e defumados.  A maniva precisa ser cozida por sete dias para retirar totalmente o ácido cianídrico da folha, altamente tóxico e que pode causar a morte. A exceção é se a maniva for adquirida pré-cozida, o que reduz para cerca de três dias. Caso o prato seja preparado desrespeitando essas orientações, o consumo pode causar intoxicação, dor de estômago, mal-estar e, em casos extremos, levar até a morte. 

Além da maniva cozida, à maniçoba é acrescentada carnes de porco, de gado, charque, defumados como chouriço, bacon e linguiças. Ou seja, é um prato salgado. “Quem tem hipertensão, colesterol alto ou diabetes, deve preferir a maniçoba “light”, feita com carnes magras e sem embutidos”, alertam nutricionistas. Mas nada de excessos á mesa, lembre-se que a GULA também é um pecado capital.


MODO DE PREPARO
Ferva a maniva junto com folhas de louro, em bastante água em uma panela grande. Detalhe importante.
Em outra panela escalde por 2 vezes o toucinho e acrescente a maniva, deixe cozinhar até dissolve-lo totalmente
Quando dissolver e começar a ficar escura a maniva, acrescente uns pedaços de bacon e de chouriços em cubos grandes
Deixe ferver bem
Em uma tigela corte a calabresa em rodelas, o paio o restante do chouriço e o bacon
Escalde o charque e junte aos pedaços, quando estiver bem pretinha a maniva com os ingredientes coloque a carne de porco cortada em pedaços, já assada em forno e o restante dos ingredientes
Deixe encorpar, a maniçoba fica preta e bem encorpada
Sirva com arroz escorrido e molho de pimenta de cheiro. Bom Almoço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página