Nossa floresta tem tartaruga enorme e o maior besouro do mundo. Animais que assustam, mesmo assim correm risco de extinção, junto com a gigantesca floresta.
É o maior besouro do mundo e maior inseto, em termos de volume. Chega a 22 cm e pode pesar 70 gramas. Vive na selva amazônica, onde o calor e a fartura de comida contribuem para seu desenvolvimento.
Curiosidades: a espécie é voadora e não pica, mas pode beliscar com força usando suas poderosas mandíbulas.
Foto: ICMBio/DivulgaçãoGAVIÃO REAL (Harpia harpyja)
Também é chamada de harpia, a maior ave de rapina do mundo. Possui entre 50 e 90 centímetros de altura e envergadura de 2 metros. Pesa de 4 a 9 quilos. Com a destruição de outros habitats naturais, encontra-se praticamente restrita à Amazônia.
Ameaças: caça predatória.
Com suas enormes garras, a poderosa e carnívora águia-harpia captura macacos e preguiças nas árvores, em pleno voo. Incrível!!!
JACARÉ-AÇU (Melanosuchus niger)
Considerado o maior jacaré sul-americano, chega a chega a 6 metros de comprimento, pesando em média 300 quilos. Vive em rios e lagos. Quando o jacaré-açu captura uma presa pequena, ele a engole inteira. Quando a vítima é maior, o animal segura a presa pelas mandíbulas e a sacode até que ela se despedace.
(Foto: Creative Commons)
PIRARUCU (Arapaima gigas)
Um dos maiores peixes de água doce do mundo, conhecido como bacalhau da Amazônia. Pode alcançar 3 metros de comprimento, pesando até 200 kg. Vive na bacia amazônica.
Ameaças: sua carne é bastante apreciada e o peixe tem sido pescado em excesso.
As escamas da cauda e do ventre do pirarucu são vermelhas, o que justifica seu nome: “pira” (peixe) e “urucum” (vermelho), nos termos indígenas.
SUCURI (Eunectes murinus)
É uma das maiores serpentes não-venenosas do mundo. Já foram capturadas sucuris com até 10 metros. Pesam de 30 a 90 quilos e vive em rios, lagos e matas.
Curiosidade: ela mata suas presas por sufocamento. Seu maxilar inferior é dividido em duas partes, o que lhe permite abrir a boca para engolir animais muito maiores, como capivaras e veados.
(Foto: ICMBio/Divulgação)
TARTARUGA-DA-AMAZÔNIA (Podocnemis expansa)
O maior quelônio (réptil com carapaça) de água doce do mundo, com 90 cm de comprimento. Em média, pesa 50 kg, vive em rios e lagos. Sua carne é um prato apreciado na Amazônia e muitos animais se alimentam dos filhotes. As tartarugas-da-Amazônia desovam dentro de buracos nas praias de rio.
REVISTA VIA AMAZÔNIA, A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA NAS BANCAS
REVISTA VIA AMAZÔNIA, A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA NAS BANCAS
FAÇA SUA ASSINATURA E RECEBA EM SUA
CASA OU ESCRITÓRIO
(93) 99211 1392
uma sucuri de 8 metros pesa em torno de 150 a 180 kg.Já a tartaruga da foto é uma tartaruga terrestre, da África ou Ásia, pois tartarugas aquáticas tem o casco mais achatado.
ResponderExcluir