terça-feira, 10 de junho de 2014

ECO TURISMO

                                       PELAS ÁGUAS DOS RIOS 
                                               DA AMAZÔNIA


Embarcações utilizadas principalmente pelos ribeirinhos nas águas dos rios da Amazônia, e o contraste de grande embarcações que utilizam também esta via de importantíssima acesso para todos.

                                         “ESTE RIO É MINHA RUA...”



 Já dizia o poeta e dizia com sabedoria e conhecimento de causa, pois na região amazônica o rio está para a população ribeirinha como a rua para brasileiros de outras localidades, os principais meios de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e seus afluentes, os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, indo da mais simples “montaria”, ou seja, pequena embarcação, de propulsão humana (sem motor) que transporta reduzido número de passageiros ou carga (farinha, peixe), diz-se da canoa ou casco, que em geral é meio de transporte de famílias que vivem em localidades mais remotas ou de pequenos pescadores, e é utilizado em viagens mais curtas e o detalhe é que mesmo sendo pequeno não deixa de singrar por grandes rios, e ainda enfrentam os “banzeiros” ou as ondas formadas pelas embarcações maiores, viajando pela Amazônia é comum vermos este tipo de embarcação e seu remador perderem-se de vista, desaparecendo como um ponto no infinito em caudalosos afluentes do Amazonas. 

Outras embarcações com motor também aparecem no cenário 

amazônico e entre as pequenas lanchas de pesca (catraieiras ou rabetas), e as de passeio, até grandes cargueiros (que geralmente transportam madeira, e minério), e os transatlânticos que aparecem por rios da Amazônia formando um curioso contraste deste com o visual da floresta, existe uma imensa variedade de embarcações algumas possuem verdadeira características de ônibus são os pequenos navios conhecidos por “gaiolas”, e também os conhecidos como “motores” ou “recreio” que transportam passageiros e carga, que em geral são as produções destas comunidades, (como farinha, látex castanha, açaí etc.) e são o principal meio de transporte entre diversos municípios do interior e também entre capitais da Amazônia. Os povos da Amazônia possuem uma relação direta com o rio e muitas vezes tiram a sua subsistência através dele que lhes fornece a pesca e nas vazantes é comum vermos ribeirinhos trabalhando na fértil terra às margens do rio cultivando culturas de rápida produção como milho mandioca etc. é no rio também que a comunidade se banha e lava suas roupas e ainda se diverte como é o caso da criançada.


As comunidades ribeirinhos, habitantes da maior floresta tropical do planeta, buscam na rica fauna, flora e recursos hídricos, sua sobrevivência.


O Império das Águas

 Navegando pelos rios vizinhos, o morador beiradeiro dribla altivamente os “banzeiros”(banzeiros são as ondas provocadas pelas embarcações) que encontram pelo caminho. Para os novatos, todo o desconforto durante o “desafio” ganha maiores proporções na decorrer da viagem, enquanto os nativos facilmente se equilibram em suas canoas, quando encontram pelo cominho jacarés, cobras e piranhas, além da agradável presença de botos e borboletas. Assim, os turistas têm contato direto com a realidade dos ribeirinhos e a sócio-diversidade tropical.
Bastante sujeitos às alterações naturais, esses amazônidas regulam seu ritmo conforme as baixas e cheias dos rios. Ou seja, o cotidiano ribeirinho se dá de acordo com a mudança das estações do ano.
A produção de subsistência do ribeirinho permanece tanto em terras devolutas, quanto em terras próprias nos povoados e localidades do município. Além de depender da terra firme para seu sustento, eles ainda têm nas águas uma importante fonte de alimento. “Plantando” sua casa nas beiras dos rios, aproveitam, sabiamente, de seus recursos naturais.

                                                         
                                                             VIDA NATURAL


Os nativos que vivem na floresta Amazônica aprenderam a sobreviver de forma natural. Garantindo a harmonia com o meio, o homem amazônico prefere adequar-se a natureza a combate-la
A maioria dos habitantes da floresta nunca teve a oportunidade de sair do lugar em que nasceu e vive sonhando em conhecer a “cidade”. Muitos vivem sua juventude pescando e caçando. E, quando adquirem suas famílias, ensinam seus filhos os mesmos costumes e habilidades para que possam dar continuidade a sua sobrevivência.
As crianças são as que mais se associam ao prazer natural que a floresta possuir. Os lagos e rios são diversão garantida para a garotada.

                                                          CENAS DO RIO


O rio é a principal fonte de alimento e atividades das comunidades ribeirinhas.
Nas águas do rio, os moradores tomam banho, lavam roupa, criam seu lazer, e sobre cascos de madeira(canoa)  transportam ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página