quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MANAUS: Conheça um pouco mais desta cidade turística

A capital Manaus oferece aos turistas ampla rede hoteleira, inúmeros restaurantes e uma zona franca com produtos de alta tecnologia. Preparada para receber visitantes de qualquer procedência, que cheguem para negócios ou a lazer. A cidade reúne modernidade, história e exuberância natural.
Um dos principais pontos turísticos de Manaus é o Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de Dezembro de 1896, principal patrimônio artístico cultural do estado e obra mais significativa do período áureo da borracha. A primeira planta do teatro a ser aprovada foi a do Liceu de Engenharia de Lisboa,mas o projeto original sofreu inúmerasmodificações ao longo do tempo. Toda a decoração interna ficou sob responsabilidade de Crispim do Amaral, sendo que o Salão Nobre, área mais luxuosa do prédio, ficou ao Pencargo do artista italiano Domenico de Angelis, que assinou a pintura do teto intitulada ‘ A Glorificação das Belas Artes na Amazônia’. Na Avenida Eduardo Ribeiro, merece destaque o Palácio da Justiça, inaugurado em 1900. Seu interior possui ornamentos dos mais variados estilos. A Avenida Eduardo Ribeiro abriga também o Relógio Municipal, encomendado de uma
relojoaria suíça, montado e revisado por Polosi e Roberti, antigos ourives manauenses. Junto com o monumento erguido em homenagem aos cem anos da elevação de Manaus à categoria de cidade, o Relógio Municipal compõe o cenário do largoMatriz.
Outra parada obrigatória é o Palácio Rio Negro, construídono final do século 19 para ser residência particular do comerciante de borracha, o alemão Waldemar Scholtz. A denominação atual data de 1918, quando o prédio foi comprado pelo Estado do Amazonas para ser residência oficial do governador. Já em 1980, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual e posteriormente, passou a abrigar o centro cultural Palácio Rio Negro.
Uma vez na capital amazonense, o turista deve visitar também o Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus,
tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987. O lugar é composto por várias construções, entre elas o Prédio da Ilha de São Vicente, o Escritório Central, o Museu do Porto, o antigo Prédio do Tesouro Público e o Trapiche 15 de Novembro. Destaque para o Museu do Porto, que conta a historia da navegação no Amazonas e da construção do Porto.
Inaugurado em 1882, em frente ao rio Negro, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa o segundo a ser montado no
Brasil é mais uma excelente pedida para o turista. Inclua também no seu roteiro pela capital a Igreja da Matriz, primeira erguida após a fundação de Manaus por obra dos missionários carmelitas; a Biblioteca Pública do Estado, inaugurada em 1871; e a Usina Chaminé, também ponto turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página