quinta-feira, 1 de julho de 2010

XIX Festival da Castanha e VI Festival Junino em Oriximiná

Quatro dias, dois eventos e uma diversificada e rica manifestação cultural e folclórica do povo de Oriximiná, com apresentação de danças, exposição de artesanato, gincana, comidas típicas, apresentação de pássaros, Boi-Bumbá e um concurso de quadrilhas juninas que deram um verdadeiro show de arte e talento na Praça do Centenário.

Foram nos dias 03 a 06 de junho, com o tradicional Festival da Castanha e do Festival Junino de Oriximiná no Oeste do Pará, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Laser, e a Associação de Grupos Folclórico de Oriximiná - ASGRUFO.
Os dois primeiros dias, 03 e 04 junho, deu-se inicio ao tradicional Festival da Castanha com apresentação de um grupo de Quilombolas, evolução cultural de grupos de danças e a exibição das Rainhas das escolas; as belas moças se trajavam com fantasias artesanais utilizando principalmente artifícios da Castanha do Pará fazendo menção a nossa cultura amazônica.
A participação das comunidades do interior e dos ribeirinhos foi fundamental para a comercialização da culinária e do artesanato derivados da Castanha do Pará. Este ano houve um numero maior de barracas, que se diversificaram para atender milhares de v i s i t a n t e s que vieram e aproveitaram um pouquinho de cada iguaria de nossa culinária; mingau, tacacá, vatapá, bolos, doces, biscoitos, tudo bem ao gosto amazônico.
Segundo o secretário de Cultura, Desporto e Lazer de Oriximiná, Cleones Batista (Ke k é ) , as festividades do mês de junho começaram mais cedo que em outras edições. O secretário teve a iniciativa em fazer os Festivais no primeiro fim de semana de junho, dando assim oportunidade e espaço para que as escolas pudessem realizar as suas festas juninas nas diversas quadras da cidade.

Nos dias 05 e 06 foi à vez da brincadeira de São João, com apresentações de quadrilhas juninas, que disputaram o título de campeã do Festival Junino. Além das quadrilhas, foi marcante a apresentação e animação de bois-bumbás e dos pássaros Arara Azul e Pavão Dourado que teve este ano sua estréia no festival junino. Mais o que fez mesmo do evento um grande sucesso, foi à
expressiva participação do público que lotou a imensa Praça do Centenário, uma multidão que compareceu para brincar e se animar com tantas apresentações culturais e folclóricas.
No concurso de quadrilha, o título de 1ª lugar ficou com a Bailando na Roça, que arrebatou os jurados e fez apresentação com menos erros. O vice-campeonato ficou com a Baila Comigo , cabendo o terceiro lugar à tradicional Utopia.
O prefeito Luiz Gonzaga Viana esteve presente no evento consolidando seu importante apoio ao incentivo da cultura e da arte de muitas pessoas que fizeram destes quatro dias um verdadeiro show a céu aberto na Praça do Centenário de Oriximiná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página