quarta-feira, 9 de junho de 2010

CARAVANA da Biblioteca em Ação

A biblioteca municipal de Oriximiná criou um jeito diferente para transmitir e incentivar a literatura para os alunos das escolas do município: A Caravana Biblioteca em Ação; Com boa vontade e talento, os componentes da caravana utilizam; musica, dança e o teatro. A idéia esta sendo um sucesso, com excelentes resultados para a educação infanto-juvenil do município de Oriximiná.
Esse ano, a caravana já visitou cerca de 18 escolas e antendeu em torno de 10 mil alunos, somando um total de aproximadamente 45 mil alunos atendidos desde 2001, ao longo destes 9 anos de projeto em prática com o intuito de expandir os serviços oferecidos pela biblioteca e ao mesmo tempo despertar no usuário infanto-juvenil o gosto pela leitura. Por isso, em suas primeiras edições, com a denominação: “A Hora do Conto” o mesmo se desenvolveu em pólos nos bairros do município e atendeu alunos da educação infantil e Ensino Fundamental até 4ª série e conseguiu alcançar, a princípio, um das metas almejadas, o aumento do número de visitantes e leitores inscritos para empréstimos de livros, em especial os de literatura infantil. E hoje a caravana já está sendo convidada por faculdades e outros municípios.
A partir de 2004 passou a atender nas escolas de Ensino Fundamental por meio de adesões destas, via documentos, para que o Projeto fosse realizado em suas dependências. Vale ressaltar que desde o início deste, a caravana é desenvolvida com a seleção de contos que são repassados aos artistas dos segmentos: teatro (contador), música (apresentador musical) e dança (Grupo de danças) que desenvolvem suas atividades de acordo com a Temática proposta e suas habilidades para que estes possam passar por uma seletiva a fim de que sejam inseridos no Projeto para então serem repassados aos expectadores, isto é, aos alunos, professores e comunidade escolar. Em suma, a coordenação do projeto seleciona os textos (contos) levando em consideração a contextualização do mesmo com a realidade do aluno, principalmente as lendas e mitos da região, então os repassam aos artistas ora mencionados que atuam contando a história, cantando músicas relacionadas à temática (com uma música inédita) e criam uma coreografia com base no tema, apresentando-se à platéia. Além disso, é claro, o apresentador da Caravana interage com os expectadores sobre o Tema em pauta e revitaliza a importância da leitura aos mesmos. Também é socioeducativo pois trabalha a questão do aluno e seu comportamento na sociedade, respeito e valores para com o meio onde vive, além da prática da leitura. Esse processo é realizado através de palestras. Nota-se a partir daí que são várias finalidades em um projeto só.
As atividades da Caravana da Biblioteca 2010 iniciaram, e no final do mês de junho acontece uma pequena pausa devido outros eventos municipais, como a festa de seu padroeiro, e retornará nos meses de setembo e outubro com a lenda do saci, e programações de encerramento do ano letivo.
O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Oriximiná, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer e da Biblioteca Pública Municipal “Enéas Cavalcante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página