segunda-feira, 21 de março de 2016

Em defesa do Peixe Boi !!!

“Equipe da ZooFIT faz translocação do Peixe Boi 'Curupira', em Santarém”.


Na manhã do dia 20, (domingo), a equipe ZooFIT efetuou a translocação de um espécime de Trichechus inunguis (peixe-boi de água doce) que desde 16 de dezembro do ano passado, estava nas dependências internas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – SEDAP, localizado na Comunidade Santa Rosa- Curuaúna – Santarém – PA.
Há vinte e cinco anos que componentes da família Façanha cuidam de um peixe-boi além de outros integrantes da fauna selvagem brasileira. Com a ausência da densidade pluviométrica constatada no segundo semestre do ano passado, o lago do sítio Curupira, da Comunidade Santa Rosa, de propriedade da família Façanha apresentava condições insalubres para a manutenção deste animal, por isso numa operação conjunta coordenada pelo ZooFIT, com o apoio do IBAMA, SEDAP e família Façanha, o animal foi retirado do lago e translocado para o SEDAP.

A partir desta ação, a meta é fazer com que este espécime tenha contato com outros da sua espécie e quando tiver peso de acordo com o seu tamanho deverá ser transferido para a base flutuante situada na Comunidade Igarapé do Costa, neste município, para ficar no período de aclimatação e se responder satisfatoriamente as expectativas, será incorporado ao ambiente natural.

Na ocasião, integrantes da TV UNAMA que estavam efetuando gravações para um vídeo Institucional do grupo SER, efetuaram o registro deste acontecimento. Assim sendo, o representante da fauna brasileira ameaçada de extinção, até o momento está adaptando-se muito bem ao “novo lar” e com isso atualmente o projeto peixe-boi consta com vinte e oito animais dos quais vinte e quatro nas dependências internas do ZooFIT.
Fotos e Texto; Sidcley Matos/ZooFIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página