quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ibama solta 180 mil filhotes de tartaruga em rio do interior do Amazonas

O Projeto Quelônios da Amazônia realizou a soltura de 180 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa). A ação aconteceu no último domingo (7), no município de Itamarati, a 980 quilômetros de Manaus. Se saíssem dos ovos diretamente para a natureza, os animais seriam alvo fácil de predadores.




Foto: Prefeitura de Itamarati/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itamarati - Divulgação 

Foto: Prefeitura de Itamarati/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itamarati - Divulgação



O trabalho contou com a ajuda de moradores da cidade, que tiravam os animais das piscinas plásticas usadas como berçário e devolviam os filhotes às águas do Rio Juruá, afluente do Amazonas. Segundo a Prefeitura de Itamaraty, parceira do Ibama no programa de proteção aos quelônios, os quelônios ficam 30 dias após o nascimento nas piscinas para maior chance de sobrevivência. 

Ainda no mês de agosto, cerca de 2 mil tartarugas colocaram os ovos em bancos de areia que aparecem na época de vazante do rio, conhecidos como tabuleiros. Quando os ovos se quebram, voluntários levam os filhotes para os berçários, para que possam se fortalecer e perder o cheiro de recém-nascidos, que atrai os predadores. (IP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página