quinta-feira, 16 de setembro de 2010

AMAZONAS, Ecoturismo na mais rica e exuberante biodiversidade do planeta



No contexto brasileiro por sua riqueza natural e cultural a Amazônia emerge como umas das regiões prioritárias para as conservações de recursos naturais e a construção de modelos de desenvolvimento capazes de valorizar e proteger a base natural, resgatar e preservar o patrimônio cultural e assegurar benefícios às populações locais. Sob esse enfoque, o ecoturismo é reconhecido como importante alternativa para o desenvolvimento regional.Estimativas recentes apontam que a região abriga cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de espécies de plantas vasculares, cerca de 2 mil espécies de peixes, além de 950 espécies de pássaros e 200 espécies de

mamíferos.O Amazonas é o maior estado brasileiro.
São 62 municípios distribuídos numa área de 1, 577 milhões de km² e uma população total de 2,8 milhões de habitantes. Há no estado 120 mil indígenas divididos entre 66 etnias.O Estado do Amazonas desperta para as potencialidades do ecoturismo. A natureza se mostra exuberante: são grandes rios, florestas, grutas, cavernas, cachoeiras e montanhas que concentram uma incrível variedade de fauna e flora. A beleza e a diversidade de paisagens naturais são diferentes de região para região. A capital Manaus conjuga atrativos, históricos e uma grande diversidade de opções culturais. Portão de entrada para a maior reserva ecológica do planeta. Preparada para receber turistas de qualquer lugar.
Com ampla rede hoteleira e inúmeros restaurantes, a cidade reúne modernidade, história e exuberância natural. Além disso, é o principal ponto de partida para a exploração de dezenas de rios ideais para passeios, áreas de interesse arqueológico,arquipélagos com praias fluviais e outras centenas de belezas naturais pouco conhecidas. A cerca de 10 km da cidade de Manaus, pode-se observar o espetáculo doencontro das águas dos rios Solimões e Negro.
Enquanto o Solimões apresenta águas barrentas e ricas em nutrientes, o rio Negro se caracteriza pelas águas escuras e ácidas. Ao se encontrarem as águas dos dois rios não se misturam, correndo lado a lado por uma distancia de cerca de 6 km.Um dos atrativos do ecoturismo no Amazonas é a sua rica fauna.
A cada dia há novas descobertas com relação à biodiversidade de animais na Amazônia, que em alguns Estados, encontra-se ameaçada devido à caça e à degradação e devastação das florestas e inumeráveis ecossistemas.

PESCA NO AMAZONAS

Poucos Estados do Brasil apresentam tantas opções para adeptos da pesca esportiva como o Amazonas. O maior Estado do país é servido por grandes rios, abundância de lagos, corredeiras, igarapés, furos, igapós, todos eles piscosos, que abrigam grande biodiversidade ictiofaunística. Num universo de quase 3 mil espécies da bacia amazônica, estão algumas que não se entregam antes de uma boa briga, por isso são consideradas verdadeiros troféus paraamantes da pesca no Brasil e doexterior.Nesse mundo de "brigadores" a grande estrela é o tucunaré. Mas existem também outras espécies que não podem ser consideradas apenas como coadjuvantes. Peixes como o aruanã, apapá, tambaqui, surubim, matrinchã, dourada, bicuda, cachorra também prometem grandes desafios.
NAVEGAR NO AMAZONAS
Há diversas maneiras de conhecer o amazonas uma das mais interessantes é navegar calmamente pela imensidão das suas águas, admirando a amplitude dos grandes rios ou adentrando pelos estreitos furos e igarapés, onde se tem o privilégio de poder prestar atenção a cada detalhe da flora, das casas de ribeirinhos, dos pássaros, dos botos, dos peixes. Durante tais passeios pode-se ver um mosaico sem igual composto por centenas de ilhas, praias fluviais e florestas inundadas, onde a diversidade de fauna e flora proporciona espetáculo de grande beleza.
HOTÉIS DE SELVA
O estado do Amazonas conta com uma ampla rede de hotéis de selva, localizados às margens dos rios, lagos e igarapés, com um ambiente totalmente amazônico os hotéis oferecem conforto em plena floresta amazônica e também possibilita uma programação cheia de aventura e atividades para os hóspedes com: curso de sobrevivência na selva, focagem de jacaré, observação de fauna e flora, canoagem, passeio pelos igarapés, pesca de piranha, pesca esportiva, trilha, visita a casa de caboclo e a comunidade indígena.O Amazonas é também conhecido por suas cachoeiras e corredeiras, principalmente no município de Presidente Figueiredo, que conta com mais de quarenta cachoeiras e corredeiras.A riqueza de seu patrimônio natural e cultural, a hospitalidade de seu povo com uma natureza preservada credencia o Estado do Amazonas para a prática do ecoturismo, confirmando sua vocação para o desenvolvimento dessa modalidade de turismo.

Um comentário:

  1. Bueno, bastante explicativo o blog, mas não encontro referências sobre valor.

    Sou do Sul e poderia embarcar em Florianópolis ou Porto Alegre com destino ao Norte para ficar uma semana.

    Tu tens ideia de quanto gastaria (um casal) com despesas de trasnporte e hospedaria? considerando-se que não se procura muito luxo. Não quero agência de viagem, prefiro fazer uma viagem independente.

    ResponderExcluir

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página