quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Belém 401 anos, Cidade Morena Sempre em Festa!!!

 "Com 1,5 milhão de habitantes, capital paraense completou 401 anos de uma história rica e reconhecimento como uma das mais importantes cidades da região Norte do País"

Carimbó, o som que faz a festa no aniversário de Belém



As cores, paisagens, sons tradicionais, cheiros e sabores de Belém (PA) encantam turistas e enchem de orgulho os moradores daquela que é conhecida como “Cidade das Mangueiras”, em razão do grande número de árvores da fruta espalhadas pelas ruas da capital paraense.
No dia em que completa 401 anos, a aniversariante é celebrada com uma extensa programação que incluiu o tradicional bolo gigante no mercado do Ver-o-Peso, (15 metros), além de entrega de medalhas e celebrações religiosas.

 É na cidade também que é realizada a maior festa religiosa do País em homenagem à padroeira do Estado - Nossa Senhora de Nazaré - que acontece anualmente, no segundo domingo de outubro. O Círio de Nazaré reúne cerca de dois milhões de fiéis. Conhecido também como Natal do Paraense, a festa é marcada pela confraternização da família e de amigos que celebram a santa com as mais variadas demonstrações de fé. 
Entre os cartões postais mais conhecidos da cidade está o Mercado Ver-o-Peso, localizado as margens da Baía do Guajará, onde é possível comprar comidas típicas da região e ainda saborear o legítimo açaí, acompanhado de farinha d’água, farinha de tapioca e até camarão seco.  No local é possível também comprar porções que prometem tirar o mau olhado, chamar o amor ou trazer mais dinheiro em uma das várias barracas das chamadas erveiras.


Outro destaque é a Estação das Docas, inaugurada em 2000 no antigo porto fluvial. O complexo turístico virou referência em todo o país e atrai turistas e moradores da capital paraense, por oferecer em seu lugar opções de gastronomia, lazer e eventos. O local fica à beira da baia do Guarujá, instalado em  500 metros de extensão voltados para a orla e que comportam três armazéns e chega a receber uma média de 95 mil visitantes por mês.

 Para quem curte a natureza, uma boa opção de passeio é o Bosque Rodrigues Alves que disponibiliza um mapa turístico bilíngue (inglês e português) para apresentar aos seus visitantes os espaços da reserva ambiental e a história do lugar. O local abriga espécies da flora e da fauna como o Peixe Boi Amazônico, maior mamífero de água doce das Américas. Para se refrescar durante o passeio na capital que tem temperatura média de 27º, uma dica imperdível é apreciar um sorvete com sabor de alguma fruta típica da região como cupuaçú, taperebá, bacuri, entre outros. Dizem que é um dos melhores do Brasil.

Por Lívia Nascimento, Ministério do Turismo/ Fotos PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROJETO PÉ-DE-PINCHA - TERRA SANTA/PA

  Na magia da rain forest, como é conhecida além das fronteiras, a natureza de Terra Santa se revela no maior programa de preservação de que...

VISITAS PELO MUNDO

Total de visualizações de página