“Evento será de 31 de março a 3 de abril, em São José dos
Campos (SP). Diferencial do projeto é o uso de fibras amazônicas, segundo
coordenação”.
A criação de um protótipo de veículo off-road (termo
utilizado para designar qualquer atividade esportiva ou automobilística que
possa ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso) levará um
grupo de estudantes do curso interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do
Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do
Pará (UFOPA), em Santarém, a participar de uma competição nacional no período
de 31 de março a 3 de abril de 2016, na cidade de São José dos Campos, em São
Paulo.
Ao todo são 74 projetos inscritos no evento. O grupo de alunos é um dos
três representantes da região norte do Brasil.
O projeto teve início no começo de 2015. A montagem do
veículo ocorreu em outubro do mesmo ano. Segundo o coordenador do projeto,
Thiago Moreira, o veículo tem na carenagem um diferencial importante. “A
carenagem do carro é feita de fibras naturais amazônicas, como a fibra do curauá.
A gente vai levar esse diferencial para essa competição”, explicou.
Na manhã de ontem, terça-feira (22), os alunos estavam dando os
últimos ajustes e desmontando as peças do protótipo, pois ele não pode ser
transportado até o local da competição montado. Apenas quatro integrantes da
equipe e o coordenador devem viajar a São Paulo. A equipe sairá de Santarém no
dia 29 de março.
Segundo o integrante do projeto, Nicholas Furtado, a proposta
do professor Moreira em construir um veículo foi um desafio no qual eles
colocaram as teorias aprendidas dentro da sala de aula em prática.
Moreira explicou que a equipe deve viajar para a competição
em um número reduzido devido a falta de condições financeiras e a falta de
patrocínio.
Além dos alunos da Ufopa, uma equipe da Universidade Federal
do Pará (UFPA), em Tucuruí, estará participando do evento.
Dificuldades
Desde o início, a equipe formada por oito pessoas enfrentou
muitos problemas, e o maior deles foi a busca por patrocínio. Segundo outro
membro da equipe, Adebraldo Maia, mesmo com as dificuldades, o evento será uma
oportunidade para mostrar a capacidade de acadêmicos da região. “As pessoas não
confiam no potencial dos alunos santarenos e não ajudam, mas nós sabemos do
nosso potencial e vamos mostrar isso para o Brasil inteiro”, conta.
Fases do campeonato
No dia 30 de março, já em SP, a equipe terá o dia todo para
montar o protótipo. O campeonato começa no dia 31 de março e encerra no dia 3
de abril. A competição é dividida em várias fases, segundo Moreira. “Na
primeira fase os alunos defenderão o projeto do veículo como se fossem defender
o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vai ter uma banca julgadora que
avaliará essa apresentação e o projeto em si”, explicou.
As outras fases da competição são as provas dinâmicas: parte
estática (prova de segurança); avaliação dinâmica de segurança e conforto do
operador (prova de conforto); demonstração da capacidade de frenagem (prova de
freios); verificação do motor; avaliação da suspensão e tração e sistemas;
aceleração de velocidade na terra e no asfalto; prova de manobrabilidade; e o
enduro de resistência que durará 3h.
Os três primeiros colocados, além de receberem troféus e
outros prêmios, disputarão o mundial de veículos off-road que será realizado na
Califórnia (EUA).
Com informações; G1 Santarém/Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal
“Evento será de 31 de março a 3 de abril, em São José dos Campos (SP). Diferencial do projeto é o uso de fibras amazônicas, segundo coordenação”.
A criação de um protótipo de veículo off-road (termo
utilizado para designar qualquer atividade esportiva ou automobilística que
possa ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso) levará um
grupo de estudantes do curso interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do
Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do
Pará (UFOPA), em Santarém, a participar de uma competição nacional no período
de 31 de março a 3 de abril de 2016, na cidade de São José dos Campos, em São
Paulo.
Ao todo são 74 projetos inscritos no evento. O grupo de alunos é um dos
três representantes da região norte do Brasil.
O projeto teve início no começo de 2015. A montagem do
veículo ocorreu em outubro do mesmo ano. Segundo o coordenador do projeto,
Thiago Moreira, o veículo tem na carenagem um diferencial importante. “A
carenagem do carro é feita de fibras naturais amazônicas, como a fibra do curauá.
A gente vai levar esse diferencial para essa competição”, explicou.
Na manhã de ontem, terça-feira (22), os alunos estavam dando os
últimos ajustes e desmontando as peças do protótipo, pois ele não pode ser
transportado até o local da competição montado. Apenas quatro integrantes da
equipe e o coordenador devem viajar a São Paulo. A equipe sairá de Santarém no
dia 29 de março.
Segundo o integrante do projeto, Nicholas Furtado, a proposta
do professor Moreira em construir um veículo foi um desafio no qual eles
colocaram as teorias aprendidas dentro da sala de aula em prática.
Moreira explicou que a equipe deve viajar para a competição
em um número reduzido devido a falta de condições financeiras e a falta de
patrocínio.
Além dos alunos da Ufopa, uma equipe da Universidade Federal
do Pará (UFPA), em Tucuruí, estará participando do evento.
Dificuldades
Desde o início, a equipe formada por oito pessoas enfrentou
muitos problemas, e o maior deles foi a busca por patrocínio. Segundo outro
membro da equipe, Adebraldo Maia, mesmo com as dificuldades, o evento será uma
oportunidade para mostrar a capacidade de acadêmicos da região. “As pessoas não
confiam no potencial dos alunos santarenos e não ajudam, mas nós sabemos do
nosso potencial e vamos mostrar isso para o Brasil inteiro”, conta.
Fases do campeonato
No dia 30 de março, já em SP, a equipe terá o dia todo para
montar o protótipo. O campeonato começa no dia 31 de março e encerra no dia 3
de abril. A competição é dividida em várias fases, segundo Moreira. “Na
primeira fase os alunos defenderão o projeto do veículo como se fossem defender
o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vai ter uma banca julgadora que
avaliará essa apresentação e o projeto em si”, explicou.
As outras fases da competição são as provas dinâmicas: parte
estática (prova de segurança); avaliação dinâmica de segurança e conforto do
operador (prova de conforto); demonstração da capacidade de frenagem (prova de
freios); verificação do motor; avaliação da suspensão e tração e sistemas;
aceleração de velocidade na terra e no asfalto; prova de manobrabilidade; e o
enduro de resistência que durará 3h.
Os três primeiros colocados, além de receberem troféus e
outros prêmios, disputarão o mundial de veículos off-road que será realizado na
Califórnia (EUA).
Com informações; G1 Santarém/Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal
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