"Especialista em marketing afirma que turismo é uma alternativa de crescimento econômico e social para a região".
Turismo de selva é um dos fortes do Amazonas, atraindo quem busca o exotismo da floresta |
As belezas da flora, fauna e rios do Amazonas encantam
qualquer visitante. O Estado, localizado no centro da maior floresta tropical
do mundo e rodeada pela maior bacia de água doce do planeta, subaproveita as
potencialidades do turismo, setor que a cada ano se mostra como uma alternativa
de modelo de crescimento econômico e social para a região.
De acordo com a diretora da ABL Consultoria, Angela Bulbol
de Lima, doutora em Ciência da Informação e Marketing, toda a história
socioeconômica do Amazonas está ancorada no modelo Zona Franca, que ao longo
dos anos vem dando sinais significativos de enfraquecimento. Dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2015, o estado
teve uma queda de 18,4% na produção industrial.
Para Angela Bulbol, essa dependência econômica da Zona
Franca, acumulada durante os 49 anos de existência desse modelo, afastou o
Amazonas da sua principal vocação, que é o turismo. “Durante esse período,
formamos mão de obra para a indústria, destinamos uma área da cidade para
abrigar as fábricas e, simplesmente, não se investiu na formação de pessoas
para atuarem no setor turístico”, disse.
A diretora da ABL diz que o modelo Zona Franca não deve ser
extinto, porém é preciso resgatar a vocação do estado. “É preciso incentivar o
empreendedorismo e a capacitação na área, como alternativa para expansão
econômica do Estado”, acrescentou.
Angela Bulbol está lançando as bases, em Manaus, do
#MovimentoProtagonize, por meio do qual pretende destacar empreendedores que se
sobressaem aproveitando a diversidade cultural e a riqueza natural da Amazônia.
A especialista frisa que o projeto quer também promover uma reflexão sobre as
potencialidades da região e estimular a geração de novos negócios. “O
amazonense tem vocação para empreender. Basta que receba orientação e
treinamento para usar as riquezas da região e inovar”, destacou.
Angela ressalta que as iniciativas no setor turístico são
muito pequenas se comparadas com outros estados da região Norte. Um exemplo
citado por ela é o Pará, que emprega segundo dados da Secretaria de Estado de
Planejamento (Seplanct), atualmente, 40.655 pessoas no setor turístico,
enquanto o Amazonas tem apenas 24 mil profissionais atuando nesta área.
Angela acredita que a marca Amazônia, se for bem trabalhada,
consegue atrair turistas de todos os segmentos, desde aqueles que procuram
aventura, até os que preferem conhecer a região na tranquilidade e conforto dos
cruzeiros. Esse setor, inclusive, é uma área em ascensão e que merece atenção
dos empreendedores.
Movimento Protagonize
Para o lançamento do #Movimento Protagonize, a ABL
Consultoria trará a Manaus, Gabriela Otto, principal especialista em turismo de
luxo no País. Gabriela irá falar sobre o crescimento do turismo ecológico e de
luxo no Brasil e as potencialidades do Amazonas nesse segmento. O lançamento do
movimento está previsto para este semestre.
Fonte; A CRITICA, MANAUS
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