“Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção vão competir no evento que será realizado em São José dos Campos, São Paulo”
O carro possui uma estrutura
tubular em aço, quatro rodas, motor de 10HP e capacidade para abrigar um piloto
de até 1,90 metros de altura e 113,4 quilos de peso. O veículo foi desenvolvido
pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção da
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) especialmente para a competição “Baja
Sae Brasil 2016”, que será realizada de 31 de março a 3 de abril, em São José
dos Campos (SP).
De acordo com a gerente de gestão
da equipe Baja/UEA, Erika Ramos, o carro, apelidado carinhosamente de
“Bajaconda”, levou quase um ano para ser desenvolvido. “Nós estamos desde abril
do ano passado trabalhando na sua criação. Fizemos desde o projeto a montagem
do veículo. Estamos muito felizes porque é a primeira vez que conseguimos levar
o carro para a competição”, contou, destacando que ao todo dez estudantes fazem
parte da equipe.
O carro da equipe Baja/UEA foi
enviado na última terça-feira para São Paulo. O coordenador do grupo Eduardo
Barreda e os acadêmicos embarcam para a cidade paulista de São José dos Campos
no próximo dia 29. Na competição, não há categoria, mas o grupo precisa fazer
simulações de venda de produção de carros e participar de provas para avaliar
itens como frenagem, tração e enduro – que é um circuito com vários obstáculos.
A equipe com melhor desempenho em
todas as provas será a vencedora do desafio e terá a oportunidade de participar
da competição internacional, nos Estados Unidos. A equipe amazonense está
otimista. “Foi extremamente difícil participar do evento por conta da
logística, mas felizmente, graças à UEA e aos patrocinadores poderemos realizar
o sonho de competir no nível de grandes equipes. Estamos apostando em inovações
para trazer um prêmio pra casa”, destacou Erika.
O coordenador do projeto, Eduardo
Barreda, enfatizou a importância da participação dos acadêmicos no “Baja Sae
Brasil 2016”. “É muito importante a participação dos estudantes em eventos como
esse porque proporciona troca de conhecimento, experiência e tecnologia no
intercâmbio com as equipes de outros Estados. Também é o momento de avaliar o
desempenho do mecanismo construído especificamente para a competição”, afirmou.
Além disso, Barreda destacou que
os estudantes têm a oportunidade de aliar teoria à prática. “É um desafio muito
difícil, eles têm que planejar e construir o carro conforme algumas normas
estabelecidas. Com isso, podem pegar o conhecimento teórico adquirido na
universidade e colocá-lo em prática e também aprendem a trabalhar em equipe
respeitando as opiniões para melhoria do carro”, apontou.
Destaque
Essa é a 2ª vez que a UEA
participa da competição. Neste ano, o "confronto" entre os estudantes
brasileiros acontecerá de 31 de março a 3 de abril na Faculdade de Tecnologia
(Fatec) de São José dos Campos. Conforme a equipe amazonense, o automóvel é
ergonômico e o melhor já desenvolvido por alunos da instituição.
Programa
O programa Baja SAE BRASIL é um
desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar,
na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar
sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno
se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde
sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Os alunos devem formar equipes
que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas
equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os
estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a
competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL. E as equipes
vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados
Unidos.
O projeto Baja SAE foi criado na
Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F.
Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou
o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE
BRASIL. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional,
na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
A CRITICA.COM/ SILANE SOUZA,
Foto; Divulgação
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