Já estão em pleno funcionamento as 12 cápsulas de ventilação não invasiva (VNI) e os 5 respiradores BIBAP, equipamentos novos para atender à população terra-santense. Respiradores que funcionam como um compressor que infla as vias aéreas e ajuda na respiração, o que tem se mostrado altamente eficiente no tratamento do Covid -19 em UTIs. O povo de Terra Santa agora conta com um melhor aparelhamento de enfrentamento ao Covid-19, algo que só se encontra nas maiores cidades da região. Assim, remoções para Santarém ou Manaus, por conta do coronavírus, a partir de agora, só em casos extremamente graves.
O prefeito Doca Albuquerque através da SEMSA, já havia encomendado a compra de 05 respiradores, conhecidos no mercado como BIPAP (BI-level Positive Airway Pressure) para o Hospital Frei Eliseu Heisman, mas com entrega prevista somente para julho, o prefeito Doca procurou novamente o dono da SAMEL para fazer um pedido de ajuda em nome da população terra-santense que enfrenta o pico da pandemia neste mês de junho. O Sr. Beto, comovido com o pedido do prefeito e, demonstrando enorme sensibilidade e vontade de ajudar Terra Santa, decidiu disponibilizar de imediato.
O diretor da SAMEL, também fez a cessão, por 3 meses de uma fisioterapeuta ocupacional, especialista em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para prestar serviços no hospital de Terra Santa. Este tipo de profissional é o responsável direto pelo acompanhamento do paciente internado em UTIs, além de ser o profissional habilitado para operar equipamentos como os respiradores. A fisioterapeuta Dra. Paiva, será responsável por treinar e comandar a equipe de profissionais da SEMSA que estará operando os novos equipamentos adquiridos.
Por Roberto Santos
Fonte: PMTS
Fotos: David Santos e Rosa Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário