*SUSTENTABILIDADE E LUXO!
O criatório de jacarés Mister Cayman, localizado no bairro de Fernão Velho, em Maceió, já forneceu couro para carros da Ferrari produzidos para a Série Prata, em 2003, em comemoração aos 75 anos da montadora italiana. Por esse motivo, é possível encontrar veículos de luxo da empresa em todo o mundo, inclusive no Brasil, no estado de São Paulo, cujos bancos são forrados com couro de jacarés produzidos em Alagoas. O couro de jacaré alagoano também é item de exportação e já é vendido para Inglaterra e Itália, na Europa, e para Dubai, na Ásia.
CRIAÇÃO DE JACARÉ VIRA GRIFFE INTERNACIONAL
Maria Cristina Ruffo, de 59 anos, mantém criatório na capital alagoana.
Maria Cristina Ruffo é a única criadora de jacarés-de-papo-amarelo do país autorizada a exportar, internacionalmente, a pele do animal.
“Decidi viajar para fora do país para me capacitar com quem entendia do assunto”, afirma Maria Cristina Ruffo. Mas, mesmo tendo aprendido com instituições de pesquisa especializadas, a forma correta de manejo da criação, o licenciamento do Ibama para a emissão do primeiro registro comercial só foi expedido em 2002.
Para superar essa etapa, ela chegou a dormir ao relento, para filmar as fêmeas na postura dos ovos e garantir ter atingido os níveis de natalidade exigidos. “Na verdade, contribuímos para tirar o animal da extinção, mas foi difícil provar.”
Hoje, o criatório Mr. Krocco completa todo o ciclo de vida do animal. Desde o ovo, passando pelas fases de crescimento, engorda e reprodução, até o abate de parte da cria. No abatedouro, também registrado conforme todas as normas ambientais, os jacarés recebem uma injeção para não haver nenhum tipo de sofrimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário